O que é amnésia?
Amnésia se refere a perda da memória. Pode ser temporária, breve, ou durar por períodos maiores, como dias, ou até mesmo de forma definitiva, permanente.
Pode se referir a memórias passadas, ocorridas antes do evento quando se iniciou a amnésia - neste caso se denomina amnésia retrógrada; ser apenas de um período no tempo - amnésia lacunar ou episódica; ou a partir do evento que se iniciou a amnésia - amnésia anterógrada.
O que é a amnésia global transitória?
É uma crise aguda de disfunção da memória anterógrada, que ocorre de forma súbita, sem perda da consciência ou déficits neurológicos. Isto a distingue de um quadro de uma AVC, por exemplo. Também importante frisar que este quadro nunca ocorre por causa de um traumatismo, onde o motivo da amnésia é outro.
Quais são os sintomas?
O indivíduo com amnésia global transitória apresenta um quadro de desorientação, geralmente de natureza de auto-orientação (onde estou? O que está acontecendo?). Pode ocorrer também amnésia retrógrada de duração variável, enquanto a identificação pessoal e outros aspectos da memória (memória de trabalho, memória semântica, memória implícita) parecem estar intactos. Assim o indivíduo não ficará esquecido de quem é, por exemplo.
Podem ocorrer também cefaleia (14,8%), vertigem (6,4%), náusea/vômito (5,4%) e sonolência. Menos comumente podem concorrer sintomas autonômicos (como ficar suando em demasia).
Quando é mais comum de ocorrer este problema?
Dados estatísticos mostram ser mais frequente no período da manhã, seguido do período da tarde, e menos frequente à noite ou durante o sono.
Quanto tempo dura? O sintomas são reversíveis?
Geralmente dura uma média de 5h (em torno de 1 a 10h, na sua grande maioria). Casos onde a amnésia persiste por mais tempo deve levantar a possibilidade de um diagnóstico diferente.
Quais são as causas?
O evento precipitante mais comum é o estresse, e depois a atividade física. A causa que desencadeia o processo da amnésia ainda não e entendida!
É necessário algum exame?
É necessário a avaliação de um neurologista, sobretudo para diferenciar de outras doenças. Caso seja provável tratar-se mesmo de amnésia global transitória exames complementares de imagem ou laboratório não ajudarão em diagnóstico ou tratamento. O diagnostico é clínico.
É necessário algum tratamento específico?
Não existe tratamento específico. Importante a avaliação do especialista para distinguir de um quadro como crise epiléptica não convulsiva ou AVC.
Há possibilidade de se repetir?
As possibilidades são muito remotas. Também não há evidências de que um episódio de amnésia aumente o risco de algum problema neurológico, como doença de Alzheimer.
Copyright © 2023 neurototal.com – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy