O que é convulsão febril?
A convulsão ocorrem devido a atividade elétrica anormal no cérebro. Elas podem ocasionar que a pessoa desmaie, apresente movimentos anormais ou comporte de forma estranha. Febril significa que a crise convulsiva é ocasionada pela febre. Na maioria das vezes ocorre em vigência da febre, mas algumas vezes a febre é notada logo após a crise.
Convulsões febris podem ocorrer em crianças de 3 meses a 6 anos de idade. Geralmente está relacionado a história familiar de convulsão febril, ou seja, pode passar dos pais para os filhos.
Como eu sei se meu filho está com febre?
Para medir a temperatura e descobrir se há febre, é necessário o uso de um termômetro. A forma mais acurada é a medida da temperatura retal. Temperatura acima de 38°C é considerada febre.
Quais são os sintomas da convulsão febril?
Durante a convulsão febril a criança geralmente desmaia e apresenta abalos musculares dos braços ou pernas ou da face. Geralmente a crise dura menos de 5 minutos. Após a crise, a criança pode ficar um pouco confusa ou sonolenta durante um curto período de tempo.
Embora não seja comum, algumas crises podem durar até mais de 15 minutos. Após uma crise mais intensa, a criança pode apresentar durante um certo tempo uma fraqueza do braço ou perna ou face.
O que fazer durante uma convulsão febril?
Recomenda-se durante uma crise:
● colocar a criança deitada de lado
● não oferecer água ou alimentos ou colocar nada na boca da criança até que ela esteja bem acordada e alerta
● não tente interromper os movimentos musculares durante a crise
● não tente colocar a mão na boca e mexer na língua da criança
● mantenha ciência do tempo que levou a crise. Caso leve mais de 5 minutos, chame uma ambulância
Quando preciso levar meu filho ao médico?
Sempre que houver uma primeira crise, mesmo febril. Leve-o assim que possível para consultar, se possível num pronto-atendimento. O mais importante neste caso é identificar a causa da febre, e verificar a possibilidade de alguma infecção. Alguns exames podem ser necessários.
Qual é o tratamento da convulsão febril?
Se uma crise convulsiva febril parar por si só, não é necessário tratamento. Caso ela persista por até 15 minutos, pode ser necessária medicação anti-convulsivante.
É essencial o controle da febre, sendo necessário maior rigor no controle da temperatura da criança. Também será necessário avaliar se há alguma infecção, como infecção de garganta ou ouvido, e realizar o tratamento adequado.
Algumas vezes pode ser necessária hidratação, por via oral ou venosa, para repor líquidos perdidos pela febre ou vômitos ou diarreia.
O meu filho pode ter mais convulsões febris?
Possivelmente. Crianças que tem convulsão febril tem maior chance de ter outra. É necessário o tratamento com mais rigor da febre. Em casos onde as convulsões febris se repetem por muitas vezes pode ser necessário tratamento com medicações para controle das crises convulsivas.
A convulsão febril pode causar dano cerebral?
Não, crise convulsivas febris não danificam o cérebro. Também não significa que o seu filho terá epilepsia (crises convulsivas recorrentes) no futuro.
Crise convulsiva febril
Copyright © 2023 neurototal.com – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy