Problemas de memória e demência de Alzheimer
Demência é um termo amplo, que não se refere a uma doença específica, mas ao declínio da habilidade mental de forma tão intensa que interfira nas funções do dia-a-dia de um indivíduo. As principais habilidades envolvidas são a memória, comunicação e linguagem, capacidade de focar e prestar atenção, julgamento e percepção visual. De uma forma geral os sintomas iniciam lentamente e pioram com o passar do tempo.
A demência ocorre devido a dano nas células do cérebro (os neurônios) o que leva a um prejuízo no seu funcionamento. Assim suas funções são afetadas e ocorre uma alteração na capacidade de pensar e no comportamento, dependendo da região acometida e intensidade do dano ocorrido.
A demência de Alzheimer é a mais comum, e nela a habilidade mais afetada é a memória. Frequentemente o indivíduo apresenta dificuldades para a memória de curta duração, com dificuldade de se lembrar onde deixa objetos, pagar contas, realizar tarefas de casa, recordar compromissos.
Alzheimer não é um processo normal do envelhecimento, apesar do risco para o seu desenvolvimento aumentar com a idade. Com o envelhecimento o indivíduo pode ficar com algum prejuízo na memória e em outras habilidades, mas somente quando são intensos o suficiente para atrapalhar sua rotina diária é que estamos diante de um quadro de demência.
A demência vascular é a segunda mais comum e decorre de isquemias (AVC) no cérebro. Outras condições também podem ocasionar um quadro de demência, como deficiências de vitaminas, infecções no cérebro e problemas na tireóide.
Problemas de memória são frequentes na população em geral, e nem sempre decorrem de demências. Outras doenças podem apresentar sintomas que camuflam a demência, como depressão, efeitos colaterais de medicações, abuso de álcool, deficiência de vitaminas e problemas na tireóide. Por este motivo, sempre é fundamental a avaliação e acompanhamento de um especialista para o correto diagnóstico e tratamento.
1. Perda de memória que atrapalha os afazeres do dia-a-dia
2. Dificuldades no planejamento e na solução de problemas
3. Dificuldades em completar as tarefas do lar, no trabalho e no lazer
4. Confusão com tempo e espaço
5. Problemas para o entendimento de imagens e relações espaciais
6. Novos problemas com palavras para falar ou escrever (repetitivo, troca de nomes)
7. Perda/troca de lugares de objetos; esquece as coisas que acabou de fazer
8. Dificuldade de julgar/decidir; problemas em manejar dinheiro
9. Interromper trabalho ou atividades sociais
10. Mudanças no humor ou na personalidade
Dr Drauzio comenta a diferença entre Alzheimer e outras demências
Demência não é loucura
Copyright © 2023 neurototal.com – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy