O que é hidrocefalia?
É o termo médico para quando ocorre um acúmulo do líquido cérebro-raquidiano (líquor) nos ventrículos do cérebro. Este líquido é produzido pelo cérebro, dentro de suas cavidades, os ventrículos, e circula por pequenas aberturas que dão acesso ao espaço ao redor do cérebro e da medula espinhal, onde ele é absorvido. Uma obstrução neste trajeto, ou qualquer condição que interfira com a sua absorção pode causar hidrocefalia.
Este termo popularmente se refere ao acúmulo de água no cérebro, podendo ter causas variadas, como tumores, infecções, hemorragias, defeitos na morfologia / malformação do cérebro, ou ser decorrente de traumatismo craniano, por exemplo. Portanto podem ocorrer desde o nascimento até a vida adulta avançada.
Quais são os sintomas da hidrocefalia?
Em bebês geralmente causam o crescimento da cabeça acima do normal, podendo deixar o formato deformado, estufar as fontanelas e as veias da cabeça.
Em crianças podem ocasionar dor de cabeça, problema na movimentação dos olhos, náusea e vômitos, perda do apetite, sonolência.
Existe um teste para hidrocefalia?
Sim, em bebês geralmente utiliza-se o ultra-som para investigar através da fontanela a estrutura dos ventrículos do cérebro. Em crianças e adultos utilizamos a tomografia computadorizada do crânio ou ressonância magnética. A punção lombar, por meio da qual se retira o líquido cérebro-raquidiano da coluna vertebral, pode-se evidenciar alterações como aumento da pressão ou sinais de infecção, que algumas vezes ajudam no diagnóstico da causa da hidrocefalia.
Como a hidrocefalia é tratada?
Geralmente é tratada por meio de cirurgia, existindo duas modalidades:
- válvula - um dispositivo que fica no subcutâneo da cabeça, com um cateter introduzido no ventrículo no cérebro e outro no abdome (mais utilizado), coração ou próximo ao pulmão, que ajuda a drenar o excesso de liquor para reduzir a pressão sobre o cérebro
- terceirovetriculostomia - geralmente realizada utilizando-se um endoscópio, que faz uma perfuração no assoalho do terceiro ventrículo, gerando um novo ponto de saída e drenagem do liquor dos ventrículos cerebrais.
O tipo de cirurgia depende principalmente da causa que originou o problema.
Como será a vida do meu filho com hidrocefalia?
É frequente a necessidade de cirurgias no futuro para trocar a válvula ou os catéteres de drenagem, como uma revisão. Isto porque ao longo do tempo eles podem entupir, infectar, ou ficar até curtos, ou esticados, em crianças operadas muito pequenas.
Geralmente os sintomas de uma disfunção da válvula são: febre, cefaleia, vômito, crise convulsiva. No caso destes ocorrerem, orienta-se consultar um médico de imediato.
Pacientes com válvulas e/ou hidrocefalia também tem maior risco de sofrer de crises convulsivas, problemas no desenvolvimento neurológico (dificuldade de aprendizado, linguagem e capacidade motora), necessitando de tratamento adequado para estes problemas.
Adultos podem ter hidrocefalia?
Sim, pode ocorrer depois de um traumatismo craniano ou outras lesões no cérebro, como sangramento.
Alguns adultos mais idoso podem desenvolver um tipo especial de hidrocefalia chamada de hidrocefalia de pressão normal, cujos sintomas incluem:
- dificuldade de raciocínio e memória
- dificuldade para andar
- dificuldade para controlar a urina ou problemas urinários
Os teste e exames para serem realizados em adultos são os mesmos que em crianças.
Copyright © 2023 neurototal.com – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy