O que é neuralgia do trigêmeo?
Neuralgia do trigêmeo, ou trigeminalgia, é uma condição onde ocorrem crises de dor intensa na face de forma súbita. Ela é ocasionada por um problema com o nervo trigêmeo, um dos nervos cranianos que saem do tronco encefálico para inervação da face, responsável pela sensibilidade da face.
Quais são os sintomas da neuralgia do trigêmeo?
A neuralgia do trigêmeo causa uma dor aguda em pontada na face, como uma pontada de uma faca, afetando apenas um dos lados, na regi!ao da bochecha (maxilar), na mandíbula (perto da boca) ou em volta do olho. A dor ocorre em crises que duram poucos segundos a poucos minutos, podem repetir por diversas vezes. Podem ocorrer espasmos musculares na face, junto da dor.
Algumas situações podem desencadear as crises de dor:
Quais exames são necessários?
O exame indicado para avaliação do nervo trigêmeo e identificação de alguma causa estrutural de seu mal funcionamento (como compressão por alguma artéria ou veia, ou algum nódulo) é a ressonância magnética. Entretanto os achados da ressonância magnética deverão ser interpretados junto ao neurocirurgião, pois por vezes não se identifica alterações, e algumas vezes as alterações identificadas podem não ter correlação com a doença.
Como a neuralgia do trigêmeo é tratada?
Inicialmente o tratamento se faz com medicamentos, da classe dos anticonvulsivantes, que ajudam a reduzir a atividade do nervo afetado, e com isso reduzir as crises de dor. Em casos de falha no tratamento ou de intolerância pelos efeitos colaterais, há opções de tratamento cirúrgico, podendo ser realizada cirurgia para descompressão microvascular por meio de abertura na parte de trás crânio, na região do nervo trigêmeo, ou por meio de uma agulha posicionada através da face, na direção do nervo no cérebro. O neurocirurgião habilitado e experiente em cada modalidade de tratamento saberá definir qual a melhora indicação de tratamento para cada paciente.
Copyright © 2023 neurototal.com – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy