O que é a paralisia de Bell?
Paralisia de Bell, paralisia periférica do nervo facial, é uma condição que causa paralisia de um lado da face, com fraqueza da musculatura. Isso ocorre devido ao acometimento do nervo facial, que ao ser afetado deixa de levar impulsos elétricos de forma adequada do cérebro para a contração dos músculos da face, de um dos lados do rosto.
Quais são as causas da paralisia de Bell?
A paralisia facial ocorre por acometimento do nervo facial, um nervo oriundo do tronco cerebral que serve para inervar os músculos da face. Um AVC do tronco cerebral pode levar à paralisia facial, mas, além de ser uma doença mais rara, acompanha sintomas de acometimento de outros nervos da região do tronco cerebral. Traumatismos afetando o ouvido também podem causar lesão no nervo facial. Quando não se conhece a origem de forma bem definida, excluindo-se um quadro de AVC do tronco cerebral e de traumatismo, chamamos a paralisia facial de paralisia de Bell, em decorrência dos estudos realizados no assunto por um pesquisador escocês, Charles Bell. Ainda não se sabe exatamente a causa da paralisia de Bell, mas especula-se que muitas vezes está associada a inflamação decorrente de infecção causada por vírus, como o herpes simplex.
Quais são os sintomas?
Os sintomas incluem:
Muitas vezes o indivíduo sente uma dor na região atrás do ouvido, dias ou horas antes do início da paralisia facial. Nem sempre a paralisia se inicia de forma intensa, podendo se gravar num período de algumas horas ou poucos dias.
Algumas pessoas com paralisia de Bell podem perder a habilidade de sentir gosto (paladar) na parte da frente da língua, e algumas ficam muito sensíveis a sons e ruídos altos no ouvido do lado afetado.
Existe um exame para paralisia de Bell?
Não. O diagnóstico é clínico, realizado por um médico.
Devo procurar um médico?
Sim. É necessário consultar, com urgência, para avaliar e realizar o diagnóstico correto. Algumas vezes, o principal diagnóstico diferencial é um AVC. E quanto antes iniciado o tratamento para a paralisia de Bell, maiores são as chances de sucesso para a melhoria dos sintomas.
Como é o tratamento da paralisia de Bell?
O tratamento inclui:
O meu rosto voltará ao normal?
Muito provavelmente. A maioria das pessoas com paralisia de Bell melhora bem dentro das 3 primeiras semanas. Mas algumas vezes pode levar até 6 meses para uma recuperação efetiva. Algumas pessoas não se recuperam completamente, mantendo uma fraqueza na face que não melhora.
Não. Quase sempre ocorre um acometimento do nervo facial, depois que ele já deixou o sistema nervoso, em seu caminho no crânio, na região próxima ao ouvido interno. Geralmente, AVC’s que afetam a face, afetam apenas a parte debaixo do rosto, de um dos lados, ou seja, como que 1/4 da face. Já a paralisia de Bell afeta a metade da face, de um dos lados.
Assista a este vídeo incrível
Copyright © 2023 neurototal.com – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy